Friday, October 26, 2007

A maternidade e eu

Ser mãe é algo que vejo lá beeeeeeem ao longe para mim. Não por não ter dador, que também é óbvio, mas porque ainda não se me despertou o desejo de ter um bebé. Mesmo quando a vida estava para esses lados encaminhada, também ainda tinha muita coisa a fazer antes de dar à luz.
Claro que pode também ter algo a ver, a minha clara falta de apetência para bebés. Crianças tudo bem, é tudo corrido à estalada à minha frente, e eles até gostam, por isso lá nos entendemos. Mas bebés? Nunca sei onde lhes hei-de pegar. Tenho a sensação que eles se podem desintegrar mesmo ali nos meus braços. Depois nunca sei de que maneira os hei-de colocar. Deitados de barriguita para cima? Em pé a olhar para mim enquanto lhes seguro a cabeça? Mas porque raio haviam de ficar especados a olhar directamente na minha cara, ainda choram! E se choram? Que lhes faço aí? Faço caretas enquanto mudo a voz “bilu bilu bilu”? (E como me fazem espécie as pessoas que não podem ver um bebé do outro lado da rua que têm de ir a correr fazer figura estúpida e falar aos mutetes, como se as criancinhas os estivessem a perceber).
Já para não falar, que os próprios bebés me retribuem da mesma moeda! Só no mês passado, ao fim de 26 primaveras, é que consegui sentir um pontapé numa barriga de uma grávida. E mesmo assim teve de ser ludibriado! Sempre que um bebé estava tipo jogador de futebol a pontapear a mãe, bastava eu por a mão que eles ficavam logo quietos. E a única maneira de sentir foi ao lado da minha mão, pormos um iogurte frio para que ele reagisse!

Depois vem a minha mãe pedir netos... que os vá pedir ao meu irmão, que já é um homem casado!! Eu ainda tenho de trabalhar aqui o instinto maternal que está fechado num baúzinho, bem lá no fundo de mim! Sei que ele está cá, mas ainda tenho tempo de o procurar.

E hoje estou muito feliz que uma das minhas melhores amigas deu à luz o seu Tomás. Teve de nascer de ventosas, por isso o coitadinho deve estar com cabeça de amendoim, mas de certeza que aqui a tia o vai achar lindoooo!!!!
BEIJOS MAMÃ!

9 comments:

João Morgado said...

ahah! De facto deve ser uma experiência única... não só para a mãe mas também para o pai!

Se a falta de apetência se resume a não saber pegar, choros, birras, etc, então estás cheia de sorte. Tens nove meses para te preparares psicologicamente. E quando nascer, verás que é um instante enquanto aprender a pegar-lhe ... e aposto que nessa altura irás desejar não sentir os pontapés... principalmente enquanto estiveres a dormir e ele/ela decidir despertar.

Confesso que o meu maior medo é mudar fraldas... até me pelo só de pensar... mas estou desejoso de enfrentar esse pânico!

PS: Mas estás a pensar engravidar?
:)

*
João

T said...

Longe disso. Mas fiquei inspirada para escrever sobre a maternidade depois de ter nascido o meu "sobrinho" :)

Princesa said...

Pensar que pessoas que andaram comigo na escola são casadas e mães / pais de filhos, faz-me pensar que estou mesmo a ficar velha e que esse tipo de vida, definitivamente, não é para mim...

T said...

Winter, estamos completamente caquéticas! Podres e fora de prazo :P

João Morgado said...

Também já vi uns quantos colegas de primária com filhos ao colo... e eu tenho apenas 22 anos.
Foi um bocado estranho...

*
João

Lil said...

olha o sentimento chega... mais cedo ou mais tarde, duradoro ou ao de leve, ele chega... nao te canses com isso :)
e tens de te habituar às perguntas da praxe:
- entao e namorados?
- entao qd casam?
- entao qd vem bebe?
- entao qd vem o segundo?
- entao nao vem um terceiro?
é a vida...
e no meio disto tudo deposi chegamos ao ponto em que reagimos à estalada a estas perguntas...
simples nao é?

Anonymous said...

É complicado... Eu quero muito ter um filho mas na altura certa..

Eu estou casado faz um pouco mais de um ano e é a altura da pergunta chave:
"Quando é que vem um toninho?"

Sinceramente axo ke o mundo ainda não esta preparado para um filho meu... mas mais importante sei que vão acabar as saidas, os copos, passar a ver menos os amigos... por isso quero desfrutar enquanto posso e daki a uns 2 aninhos logo penso nisso...

Essa da estalda ainda nao experimentei... mas ja faltou mais..

Jokas

Anonymous said...

Eu sou mais do género: os bebes são giros e tal mas qdo me lembro do parto, passa-me logo a vontade! Adoptar tb é bom!!

00 said...

Olá miga, mais vale tarde k nunca. Sim sou a mãe do Tomás ventosas e temos um blog também!!!!!Não és só tu k tens!!! se quiseres lá ir vai ao meu msn tenho lá o endereço Beijos