Tuesday, January 22, 2008

Acordo ortográfico (?)

Se há uma mania que eu tenho, é corrigir as pessoas quando dizem, escrevem, barbaridades gramaticais ou ortográficas. É de família, pois já dei com a minha mãe várias vezes a trincar o lábio enquanto se tenta controlar para não dizer “Não é chefa que se diz, é chefe!”. Eu ainda estou a desenvolver a técnica da moderação. É que me dá uma coisinha cá por dentro quando vejo alguém escrever “ à muito tempo” – É com “h” meninos!!! de “existe muito tempo”. Quando vejo voçes com “ç” quase me dá brotoeja. Quando ouço expressões : “o comer tá na mesa?”, “Vens com nós?” “ouvistes?” “percebestes”... e por aí fora. Não sou, nem faço tenções de ser, uma mestre da língua portuguesa, mas há certos erros que deviam dar direito a que o Fernando Pessoa regressasse do mundo do sossego onde se encontra para vir só dar um estalo ao transgressor que ousou profanar a língua de Camões!
Mas... e agora? Agora que (dizem) vamos mudar por completo a nossa sagrada escrita em prol de um acordo ortográfico que ainda me terão de explicar com calma, o porquê de tal ideia. Já sei... o português é cheio de renhonhós, mas vamos todos voltar à escolhinha é? Aprender que agora acção, vai ser ação, actuar, vai ser atuar... Vamos ter os correctores ortográficos dos computadores todos a apitar, como tenho o meu, enquanto escrevo isto! E depois, já ninguém vai poder reclamar com ninguém, pois sabe-se lá quem vai estar certo!! Não gosto disto... não senhor!

8 comments:

Anonymous said...

Belo post sim senhora! Até podia ter sido escrito por mim! Há quem diga que eu "tenho a mania" que sei muito de português! Não consigo moderar-me, estala-me o cérebro cada vez que oiço/leio ataques directos e terroristas à língua portuguesa! O "prontos" é uma coisa fantástica...parece que tem vida própria! E como dizes o "à" e o "há" confundem o pessoal (embora eu não perceba bem porquê!). E desde que me mudei pra Lisboa tenho ouvido esta pérola: "tem a haver". Que é como quem diz "o darwin tem a haver com a origem das espécies". Até me ponho (mais) maluca! XD

Anonymous said...

Adorei o teu post. E tens toda a razão. Faz me lembrar uma colega que é licenciada em relações internacionais, em línguas, em tradução, nisto e naquilo e está constantemente a emendar as nossas “calinadas”. Está sempre a dizer que se for preciso rever textos que ela os revê porque tem muitos conhecimentos, e é a única aqui da malta, dos incultos, que diz “tirastes””pusestes””comestes””bebestes”
Gaba-te cesto.

Miss Worm said...

Erros ortográficos ( loool) até que não me passam ao lado. Acordo ortografico? Quando ? Ainda no ouvi essa!
Mais cedo ou mais tarde vamos todos escrever, falar e viver em Inglês , estou cá para assistir !

Lil said...

escolhinha??? que grande gafe!!!

T said...

looooooooool! Nem tinha reparado!

Ou antes...

Claro, foi propositado, a ver quem estava atento :P

Anonymous said...

Lembro-me de ouvir falar desse acordo quando andava na escola primária e, como sempre detestei as palavras com letras mudas como "facto" e "acto", achava que ia ser um máximo, porque já não tinha que me preocupar com essas coisas (na altura os livrinhos de BD támbém eram quase todos made in BR). Contudo, já acabei os meus estudos há alguns anos e só agora é que parece que a coisa vai para a frente. Agora, que não me faz diferença nenhuma, porque já decorei e habituei-me a escrever com as letras que não servem para nada..
De qualquer forma, tenho ideia que o acordo ortográfico é para permitir que se considerem ambas as escritas correctas, não invalidado nenhuma delas...pelo menos deve diminuir o nº de erros no ditado...

Tuga em Londres said...

Lool, bem tu deves dar voltas na cadeira quando les os meus posts entao, que muitos nao tem acentos nem cedilhas (se estiver a escrever do meu portátil Portugues ja tenho). Para já, descobri como é que consigo meter acentos agudos nestes teclados Ingleses, mas para ja é só.

T said...

Mas o teu caso é perfeitamente compreensivel que não tenhas acentos nem cedilhas... só se fizesses milagres em teclados estrangeiros :P